terça-feira, 4 de novembro de 2008

Participação na III FEIRA REGIONAL SUL RIO-GRANDENSE DE CIÊNCIAS





“QUE BROTO LEGAL”: O CULTIVO E O CONSUMO DE BROTOS NA ESCOLA


Camila Borges Bica1, Kate Pretto Mass1, Priscila dos Santos Pons1, Rafaela Duarte Rodrigues1, Tulipa Martins Meireles1, Stefany Hepp Wieth2

1 Alunas do Ensino Médio do Colégio Estadual Getúlio Vargas, Pedro Osório, RS

2 Professora Orientadora Disciplina de Biologia do Colégio Estadual Getúlio Vargas, Pedro Osório, RS

Introdução

Brotos são vegetais em fase de plântulas, acumuladores de energia solar na forma de alimento. As sementes quando germinadas possuem características especiais, tornam-se alimentos com grande teor de energia vital e de fácil digestibilidade. Incorporado à culinária oriental há centenas de anos, os brotos já foram descobertos pelos brasileiros. Leves e fáceis de preparar podem ser uma opção acessível e versátil para quem busca uma alimentação saudável, devido ao seu alto teor proteínico e por ser um alimento de baixa caloria e de agradável sabor.O cultivo de brotos para o consumo humano é uma atividade em crescimento nos grandes centros urbanos e de fácil realização. A produção de brotosde alfafa (Medicago sativa), bem como de feijão moyashi ( Vigna radiata ), requer basicamente um pequeno espaço fechado, com temperatura controlada e bastante água. Desta forma, costuma-se dizer que esta produção pode ser realizada até dentro de casa. O ciclo de produção dos brotos é bastante curto, de três a dez dias, período em que se desenvolvem a partir dos próprios nutrientes disponíveis na semente, sem a necessidade de outros adubos ou agroquímicos.

Objetivos

- Despertar e desenvolver no aluno o interesse pela produção e consumo de brotos;

- Integrar o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis;

-Despertar e desenvolver no aluno o interesse pela Ciência e possíveis vocações;

-Estimular os alunos a formular hipóteses e planejar experimentos para testá-las, utilizando os passos do método científico;

-Informar sobre as vantagens do cultivo e consumo de brotos e divulgar maneiras de cultivo caseiro para os alunos das diferentes turmas da escola.


Material e Métodos

Este projeto teve seu inicio em março de 2008 com pesquisa sobre o cultivo de brotos, estrutura mínima de produção e seus benefícios na alimentação humana. Com a aquisição das sementes de alfafa (Medicago sativa ) e de feijão-moyashi ( Vigna radiata ), através de produtores especializados, foi iniciada a produção dos brotos no Laboratório de Ciências da escola, onde foram também realizados experimentos com germinação de brotos em diferentes condições de temperatura, luminosidade, circulação de ar,quantidade e qualidade de água bem como tempo de hidratação e germinação.Os brotos obtidos na produção foram oferecidos na merenda escolar, no período de abril a outubro de 2008, oportunidade em que foram divulgadas entre os alunos da escola informações sobre as vantagens do consumo de brotos bem como maneiras de cultivo caseiro.


Conclusão

Os brotos são produzidos em pouco tempo e em qualquer época do ano, sem a necessidade de solo, de fertilizantes,de agrotóxicos e de luz solar direta. Deve-se ter cuidado com a procedência e qualidade das sementes. O calor acelera a germinação, mas aumenta a necessidade de água. Fácil de produzir, baixo custo, apreciado pelo paladar, pelo seu valor nutritivo e medicinal, o cultivo de brotos é também uma excelente alternativa de renda.

Como a escola em muitos lugares, é a maior referência da comunidade, é o centro de convivência local que acolhe alunos e suas famílias, pode valer-se de projetos como esse para implementar ações de responsabilidade socioambiental com o intuito de conscientizar a todos sobre determinada situação e despertar neles a busca por soluções, ainda que seja uma simples mudança de hábito alimentar.

Apresentar uma nova opção alimentar, uma vez que a grande maioria dos alunos desconhecia esse alimento, foi um dos sucessos deste projeto.

Projetos escolares que desenvolvam competências empreendedoras nos alunos e que possibilitam pensar também em fontes de rendas alternativas, podem preparar líderes para ações que busquem soluções de sustentabilidade da vida no planeta, incluindo-se aí as dimensões social, ambiental e econômica. Este projeto além de promover questões de empreendedorismo e cidadania , quer também possibilitar aos alunos de baixa renda, que muitas vezes apresentam alimentação precária, uma fonte alternativa e mais barata de proteínas, através do consumo dos brotos, melhorando assim a qualidade de vida.



Um comentário:

Lislair Leão Marques disse...

Muito legal essa idéia! Que bacana se pegar.. vamos torcer que os urbanóides se mobilizem a produzir os brotos e se alimentem legal...e que este projeto cresça cada vez mais!
Lislair
http://www.myspace.com/lislair