domingo, 2 de novembro de 2008

Pedro Osório - RS - BRASIL





Resumo Histórico





Foto: Priscila Pons


O município de Pedro Osório, situado à margem direita do rio Piratini, recebeu algumas denominações anteriormente, como Santa Cruz, Paraíso, Ivo Ribeiro e Olimpo. No território de de Jaguarão, surgiu em 1872 com lento progresso, e só foi elevado à categoria de vila em 1938, quando denominou-se Olimpo. Em 3 de abril de 1959 foi criado Pedro Osório como município, após consulta plebiscitária, no território de Cerrito e Olimpo. Em 28 de dezembro de 1995, Cerrito emancipa-se de Pedro Osório pela lei 10.656.

Dentre os habitantes iniciais, os principais responsáveis pelo início da povoação de Pedro Osório foram aqueles de descendência italiana e libanesa. Econômico e socialmente, a classe ferroviária foi responsável pela maior fonte geradora de empregos no passado. Em 1982, uma enchente derruba uma ponte de acesso ferroviário. A reconstrução da ponte. De mesma forma, o município de Pedro Osório, Matarazzo, merece destaque devido às suas jazidas de minério, que gerava empregos e era grande fonte econômica. Hoje, embora rico em minérios, é pouco explorado.

A cidade de Pedro Osório tem uma bonita visão geral. é um local tranquilo, povo amigo e hospitaleiro destaca-se na àrea central o Centro Administrativo Municipal. A antiga Estação Ferroviária foi restaurada conservando-se seu estilo original, para instalação da Prefeitura Municiapal. A antiga Cooperativa que atendia os ferroviários e familiares, bem como o prédio da farmácia da Rede, após restauração sediará o Teatro Municipal. Os demais prédios que circundam a Prefeitura também são usados pela Administração. Todos doados através da Rede Ferroviária ao Município. Pedro Osório conta uma industria de Dormentes de cimentos que utiliza o antigo depósito de máquianas e alojamentos.

Pedro Osório já foi conhecido como maior produtor de tijolos, com grandes olarias produzindo material de qualidade e geração de empregos. A falta de recursos e cheias do Rio Piratini debilitaram este potencial que apesar do solo rico em matéria prima, não há condições de ser explorado, o mesmo ocorrendo com as riquezas de pedras de seu subsolo.
(http://www.pedroosorio.net/index.php?area=historia)

Um comentário:

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER A DATA DA CONSTRUÇÃO DA ATUAL PONTE FERROVIÁRIA SOBRE O RIO PIRATINI EM PEDRO OSÓRIO -RGS. Obrigado- Antonio Carlos Pedroso dos Santos